Nova no Blog

Tentanto,experimentando e blogando..... Entrem,comentem e sejam bem vindos!

domingo, 7 de novembro de 2010

Afinal, de onde vem a guirlanda de natal e porque fazemos árvores de natal?

Em casa apreciando guirlandas estava pensando:
Afinal de contas, de onde vêm a guirlanda?

Por que as pessoas penduram uma guirlanda na porta de entrada?
Pois bem...

As guirlandas surgiram da superstição de que heras (nome comum a diversas trepadeiras), pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno e afugentavam a má sorte.
Guirlandas têm sido usadas como decoração em casas por milhares de anos e também são associadas a muitos rituais pagãos.

Elas eram usadas como enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração à vitalidade do mundo vegetal, celebração nos esportes, celebração às vítimas sacrificadas aos deuses. Para tudo isso serviam as guirlandas.


As coroas verdes também eram colocadas nas portas das casas como um adorno de chamamento e legalidade de entrada de deuses. Elas ficavam nas portas significando as boas vindas.


Para os escandinavos, a deusa do amor (Frigga) tem uma forte relação com a guirlanda (visco). A ligação das guirlandas com romance pode ter originado a tradição de beijar sob uma guirlanda.
 
Então gente, cuidado ....olha quem vc convida para entrar em sua casa!!!!!!ahhahahaha
 
Tá bom, eu tenho uma coisa mais binitinha que afastar bruxas e convidar Deuses para entrar em casa!
a guirlanda é um círculo, ok?
Os círculos representam o infinito, por não terem início nem fim...O que comemoramos  no Natal não é o nascimento de Cristo?(Embora agente não saiba o dia certo), este foi o dia convencionado para isso, pois não sabemos o dia certo!
Então... Cristo não ressucitou? Não é o começo meio e fim?
Daí esses símbolos natalinos que representam a vida, o infinito, a alegria...
se vc , assim como eu prefere essa verção, convide Um Deus apenas para entrar na sua casa neste Natal, acompanhado de seu filho, é claro...
 
Por que se coloca uma árvore de Natal na sala de estar?


Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI.

Dizem que olhando para o céu através de pinheiros que cercavam a trilha por onde passava, ele o viu intensamente estrelado. Tomado pela beleza da cena, decidiu arrancar um galho para levar para dentro de casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas fincadas nas pontas dos ramos. Arrumou também papéis coloridos para enfeitá-lo mais um pouco, tentando reproduzir a imagem que havia visto antes. Ao observarem a árvore iluminada, era como se tivessem dado vida a ela. A idéia do padre era mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. Nascia, então, a árvore de Natal.

Nos anos 1800, a tradição da árvore de Natal foi espalhada pela Alemanha, sendo então levada para a Inglaterra e Estados Unidos pelos imigrantes alemães da Pensilvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ah, que bom,você vai comentar.......vou gostar muito de ler sua opinião!!