Nova no Blog

Tentanto,experimentando e blogando..... Entrem,comentem e sejam bem vindos!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mandala recortada - passo a passo -

Se você, assim como eu, sempre quis saber como recortar aquelas mandalas lindinhas que a gente vê enfeitando as papelarias, aqui vai o início do mistério.
 Um passo a passo bem explicadinho que eu achei vagabundando na net.




Já fiz e é fácil mesmo!!


E eu até fui mais longe e usei para pintar. Passei o rolinho com tinta sobre ela em uma parede e ficou um transfer muito bom também!!! Mostro esta experiência assim que terminar a obra ok?




O primeiro passo é obter uma folha de papel no formato quadrado que não possua uma gramatura muito alta (no caso estamos usando umO primeiro passo é obter uma folha de papel no formato quadrado que não possua uma gramatura muito alta (no caso estamos usando uma reciclagem de papel sulfite).a reciclagem de papel sulfite).
Pegue o papel e dobre-o "ao meio", levando uma das pontas até sua estremidade oposta, lembre-se, quanto maior a precisão da dobradura, mais harmonica e bonita ficará sua Mandala.


Dobre novamente o papel "ao meio", levando uma das pontas do ângulo agudo até sua extremidade oposta (criando um triangulo que representa um quarto da area do papel original



Desdobre (como se voltasse ao passo 2), a dobra anterior foi feita apenas como "dobra guia".


 Pegue uma das pontas de ângulo agudo (ponta 1) e "fazendo ponta" no centro da dobradura (intersecção da "dobra guia" com o lado maior do triângulo) inicie a criação de um "cone".


Ao concluir a volta da ponta obtendo o "cone", acerte-o até que um de seus raios se dobre exatamente em cima da "dobra guia" e a extremidade do papel (que foi girada para dentro do "cone") fique rente internamente ao outro raio.


Marque bem a dobradura (essa é a dobradura mais importante da mandala, dependendo de sua precisão, para a obtenção de uma mandala harmônica).


Vire a dobradura de "ponta cabeça", como se olhasse para o seu verso.


Pegue o "cone 1" e utilizando-se da "dobra guia" dobre-o sobre as "costas" (verso) da segunda metade


No ponto de intersecção ente o "cone 1" e a base do triangulo (2ªmetade) dobre um pouco o papel fazendo uma pequena marca.


Desdobre o "cone 1" até a "dobra guia" e vire a dobradura novamente para frente (vontando-se como que para o passo 7)


Utilizando-se da pequena marca feita no passo 10 como um ponto guia, dobre a ponta aguda (ponta 2) fazendo o mesmo processo que foi feito para o "cone 1" (passo 5), "fazendo ponta" no centro da dobradura, porém podendo agora ja dobrar definitivamente o papel.


Finalize a dobradura do "cone 2" até alinhar esse à "dobra guia". tomando o cuidado de não "encavalar" um cone sobre o outro.


Dobre a dobradura no meio utilizando-se da "dobra guia", mantendo a dobradura dos dois cones para fora (com as margens do papel aparentes) 


A dobradura final (antes do recorte) deverá ter a aparência acima, deverá conter as margens (limites) do papel e estar harmônicamente precisas.


Após fazer a dobradura, teremos as seguintes caracteristicas para iniciar os recortes: raios da estrela representados pelas linhas vermelhas, os limites do papel representado pelas linhas verdes, e o centro da mandala representada pelo ponto amarelo.


Cada "triangulo" formado por esses elementos, são fatias de 30° do circulo completo, representando portanto 1 parte de 12 partes; Você fará a escolha se deseja trabalhar com uma estrela (flor) de 12 ou 6 pontas, seguindo as intruções para a obtenção das mesmas.





















































imagens reproduzidas de http://br.geocities.com/criarmandalas/ 

Um comentário:

  1. Que bacana.Obrigada por compartilhar.
    Vou colocar no meu blog um link para o seu.
    Também gosto muito de fazer artesanatos e estou sempre inventando uma moda diferente.
    O meu blog está bastante desatualizado, pois estive absolutamente sem tempo no ano passado, mas esse ano será diferente e pretendo fazer muitas coisas e mostrar lá frequentemente.
    Se quiser conhecer: monicapeluci.blogspot.com

    Mais uma vez obrigada e um 2011 bem criativo para vc.

    ResponderExcluir

Ah, que bom,você vai comentar.......vou gostar muito de ler sua opinião!!